Como meditar de forma correta

Nos dias que correm, de grande correria e stress permanente, poder parar um pouco para relaxar, pensar e meditar é algo de muito precioso, e com grandes vantagens para a saúde mental. Se não tem possibilidades de integrar num grupo de meditação ou no yoga, há no entanto outras formas de fazer meditação. Confira de seguida como meditar.

Como meditar

Como meditar

Como meditar – passo a passo

A meditação é uma forma simples, eficiente e bastante conveniente para relaxar a mente sobrecarregada e stressada com as exigências e o ritmo frenético comum atualmente. Através da meditação é possível tranquilizar e relaxar o corpo, dando paz a uma vida caótica, habitual nos dias que correm. Confira de seguida como meditar passo a passo.

Como meditar

Passo 1 – Inicie este passo a passo de como meditar sentando-se, seja no chão, num banco ou numa cama. Deve estar sentado de uma forma confortável, mas ereto, com as costas direitas e a cabeça virada para a frente.

Passo 2 – De seguida deve fechar os olhos, e um membro de cada vez, relaxá-los. Comece pelos dedos dos pés, continuando até à cabeça. Tenha particular atenção nos pontos que mais facilmente estão tensos.

Passo 3 – Depois de relaxado, mantenha-se em silêncio, prestando atenção ao que o rodeia, ouvindo todos os sons. Não se mexa nem reaja, simplesmente ouça.

Passo 4 – De seguida, deve começar a prestar atenção à forma como respira. Deve fazê-lo profundamente, mas sem forçar os pulmões. Ao mesmo tempo que respira lentamente, preste atenção a esse movimento, sentindo o fluir do ar para dentro e para fora.

Passo 5 – Nesta altura do tutorial de como meditar deve definir um mantra. Este é uma frase, um som ou uma palavra, que irá ser repetida durante a meditação, tendo um efeito muito positivo, seja para se focar, seja para algum benefício espiritual.

Passo 6 – Quando se começar a concentrar na respiração ou no mantra, a sua mente irá começar a relaxar. Isso não significa que deixe de pensar, mas será mais fácil para si controlá-los e as emoções que lhe provocam. Procure sempre colocar os pensamentos de parte, e voltar ao foco no mantra e na respiração.

Passo 7 – O tempo de meditação depende apenas de si, sendo normal no início apenas fazer 5 a 10 minutos. Quando quiser terminar, comece a colocar a sua atenção no que o rodeia, nos seus membros, acabando por mexer os seus dedos. Por fim, abra os olhos, e levante-se devagar.

Como meditar

Como meditar em video

Mais dicas para meditar


08. Janeiro 2016 by Maria Alves

Westwing_468x60_class-gr