Como limpar porcelanato – manutenção

O porcelanato é um revestimento cerâmico que pode ser usado no interior e exterior. As suas características fazem desde material ideal para revestir tanto piso como paredes. O porcelanato é muito resistente à abrasão, tanto física como química, tem uma coloração bem uniforme e é bastante impermeável. Se tem na sua casa porcelanato, é no entanto importante fazer uma manutenção adequada, para que mantenha sempre a sua beleza. Confira como limpar porcelanato.

Como limpar porcelanato

Como limpar porcelanato no dia-a-dia

Para o dia-a-dia, a limpeza do porcelanato deve consistir no uso de panos macios e um detergente neutro diluído em água. Confira de seguida como limpar porcelanato passo a passo.

Passo 1 – Comece por varrer ou aspirar o piso que quer limpar.
Passo 2 – Dilua o detergente neutro em água, colocando uma colher do detergente em 5 litros de água.
Passo 3 – Com ajuda de um pano macio, passe a solução na superfície. E para evitar que surjam manchas de água, termine a limpeza com um pano seco molhado com álcool.

Como limpar porcelanato

Como limpar porcelanato no pós-obra

Se acabou de fazer obras e o seu porcelanato está bem sujo, e ainda, com muitos resíduos de rejunte, entre outros, é necessária uma limpeza mais profunda. Confira de seguida como limpar porcelanato depois de terminada a obra.

Passo 1 – Comece por enxaguar o piso de modo a retirar todos os resíduos existentes.
Passo 2 – De seguida aplique o produto de limpeza pesada específico, seguindo as instruções da embalagem.
Passo 3 – Depois de aplicar o produto, remova todos os resíduos e sujidade acumulada utilizando água. Faça isto logo para que o produto não seque no piso.
Passo 4 – Se a superfície não ficar totalmente limpa como pretendia, repita o processo.

Como limpar porcelanato

O que deve evitar ao limpar o porcelanato

Agora que já sabe como limpar porcelanato, é importante conhecer os produtos que não deve utilizar, sob o risco de danificar o piso. Apesar de muito resistente, há no entanto produtos que, pelas suas características conseguem ser abrasivos para o porcelanato. Estes incluem: acetona, ácidos, água sanitária, amoníaco, ceras, escovas, sabão em pó, saponáceo em pó e soda cáustica.

Como limpar porcelanato em video

Mais sobre limpeza de porcelanato


10. Agosto 2015 by Maria Alves

Westwing_468x60_class-gr