Como fazer iogurte em casa

O iogurte é um dos alimentos nutricionalmente mais ricos, e um dos mais apreciados, tanto por crianças, jovens e adultos. Feito a partir de leite, o iogurte é um laticínio sólido, cremoso ou líquido, resultado de reações químicas provocadas por microrganismos úteis para o organismo. O iogurte é assim um excelente alimento para o dia-a-dia.

A maior parte das pessoas compram os seus iogurtes já feitos no supermercado. Contudo, seja por razões de qualidade, gosto, economia, ou simplesmente relacionadas com a poupança de recursos como o plástico, os iogurtes podem ser feitos em casa. Confira de seguida como fazer iogurte, passo a passo.

[divider]

Como fazer iogurte em sua casa

Como fazer iogurte em sua casa

Como fazer iogurte em sua casa

Como fazer iogurte

Como fazer iogurte em sua casa

[divider]

Como fazer iogurte em sua casa

Ao contrário do que possa pensar, você pode fazer iogurtes caseiros com vários sabores e com pedaços, tal como aqueles comprados. Contudo, em casa a garantia de qualidade é maior, além de poupar dinheiro e evitar a produção de lixo. Para fazer iogurte caseiro tem apenas de comprar uma iogurteira, aparelho de baixo custo e de fácil utilização. Conheça de seguida o nosso passo a passo sobre como fazer iogurte. A seguinte receita é para fazer iogurtes naturais açucarados. Contudo, de seguida explicaremos como fazer com pedaços.

Para este passo a passo sobre como fazer iogurte vai necessitar de:

– 700 ml de leite meio-gordo;
– duas colheres de açúcar mascavado;
– um iogurte natural.

Como fazer iogurte – passo a passo

Passo 1 – Num recipiente coloque o iogurte natural e um pouco de leite. Mexa bem.
Passo 2 – De seguida acrescente o restante leite e o açúcar, misturando tudo muito bem.
Passo 3 – Distribua o líquido obtido pelos recipientes específicos da sua máquina iogurteira, e depois feche-os bem e coloque no local indicado. Caso sobre algum recipiente vazio, encha com água e coloque também no aparelho.
Passo 4 – Ligue a iogurteira e deixe ficar num local calmo e sem vibrações durante 12 horas (pode variar de acordo com a marca da iogurteira).

Caso pretenda saber como fazer iogurte com pedaços, nada mais fácil. Antes de colocar o líquido, deite fruta partida e moída no fundo de cada recipiente, acrescentando depois o líquido.

Video para aprender a fazer iogurtes caseiros

Se prefere ver para melhor compreender como se faz um iogurte caseiro, aqui fica um exemplo de como fazer iogurte grego caseiro:

Receitas de iogurte caseiro

 


03. Junho 2015 by Maria Alves

Westwing_468x60_class-gr