Como fazer arroz – Um arroz perfeito!

O arroz é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo, sendo muito saboroso e uma importante fonte de hidratos de carbono. Se você está a começar a dar os primeiros passos na cozinha, ou então precisa de aprender rápido como fazer arroz, neste artigo poderá conhecer uma receita simples, mas que deixará o seu arroz perfeito e delicioso. Confira de seguida como fazer arroz passo a passo.

Como fazer arroz

Muitas pessoas têm receio em fazer arroz, pois por vezes, basta um passo mal dado, e o resultado final não é o desejado. Contudo, seguindo o nosso passo a passo, vai aprender rapidamente como fazer arroz perfeito e no ponto. Esta receita é para quatro pessoas.

Para este passo a passo sobre como fazer arroz vai precisar de:

– dois copos de arroz;
– um dente de alho;
– uma lasca de cebola;
– uma folha de louro;
– azeite;
– sal;
– três copos de água a ferver.

arroz solto

fazer arroz

arroz em camadas

arroz solto

 

[alert-note]O arroz é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo![/alert-note]

Como fazer arroz – passo a passo

Passo 1 – Deite um fiozinho de azeite na panela, e de seguida, acrescente a cabeça de alho inteira descascada, a lasca de cebola e a folha de louro, previamente lavada. Coloque ao lume.
Passo 2 – Quando o alho e a cebola começarem a alourar, junte o arroz e mexa bem, de modo que o azeite envolva todos os grãos.
Passo 3 – Deixe ficar a fritar o arroz durante 10 a 15 segundos, mexendo sempre, ao fim dos quais deve acrescentar três copos de água a ferver. A proporção de água e arroz nesta receita é simples: por cada copo de arroz junte um copo e meio de água.
Passo 4 – De seguida acrescente o sal. Uma medida que funciona bem é uma colher de sobremesa pequena rasa de sal por cada copo de arroz. Mas caso não tenha a certeza, pode começar com uma colher e ir acrescentando e provando até ficar com o sabor agradável para si.
Passo 5 – Deixe levantar fervura, e de seguida mexa bem, tape e coloque no mínimo. Desligue apenas quando o arroz já estiver bem seco. Deixe tapado durante 10 a 20 minutos, para os grãos terminarem a sua cozedura.

Esta é uma forma de fazer arroz, existem outras que também trazem bons resultados e que inumeramos de seguida:

  • Arroz de pato: para quem adora arroz de pato esta é uma receita deliciosa, com sabor português.
  • Arroz cremoso: esta receita destina-se a quem quer inovar e surpreender a familia ou amigos. Este arroz cremoso tem um toque especial e um sabor único.
  • Arroz de forno: este arroz de forno é fácil de fazer e contudo bem saboroso.

05. Maio 2015 by Maria Alves

Westwing_468x60_class-gr