Como fazer arroz doce – 5 formas de fazer arroz doce

Apesar de o arroz doce ser um doce típico português e com muitos fãs no Brasil, as suas origens remontam ao continente asiático, onde o arroz é o principal cereal. Enquanto que em Portugal a receita tradicional ainda é a mais utilizada, já no Brasil ela ganhou novos ingredientes, como o leite condensado ou o doce de leite. Neste artigo poderá aprender como fazer arroz doce tradicional.

Como fazer arroz doce

O arroz doce é uma receita que se baseia, como o nome indica, em arroz, ao qual se adicional ingredientes habituais em doces, como leite, ovos e açúcar. Se gostava de aprender como fazer arroz doce, então de seguida poderá conhecer os ingredientes necessários, e ainda, como preparar passo a passo.

Assim, neste passo a passo sobre como fazer arroz doce você vai necessitar dos seguintes ingredientes:

– 180 g de arroz (carolino);
– 1,5 l de leite meio gordo;
– 150 g açúcar;
– 750 ml de água;
– 50 g margarina;
– quatro gemas de ovos;
– um pau de canela;
– casca de limão
– sal;
– canela em pó.

[alert-note]Uma receita tradicional portuguesa![/alert-note]

Como fazer arroz doce

aprenda a fazer arroz doce

Como fazer arroz doce

saiba fazer arroz doce

Como fazer arroz doce – passo a passo

Passo 1 – Coloque o leite ao lume, juntamente com a casca de limão e o pau de canela. Deixe levantar fervura, mantendo depois em lume baixo para se manter quente.
Passo 2 – Num tacho junte o arroz, a água, a margarina e uma pitada de sal. Deixe levantar fervura e mantenha até a água evaporar. De seguida, acrescente aos poucos o leite já fervido com a canela e limão, mexendo sempre para o arroz ir absorvendo. O segredo é nunca parar de mexer.
Passo 3 – Quando o arroz estiver bem cremoso, deite o açúcar e deixe ferver durante mais alguns minutos (2 a 3), mexendo sempre. Se quiser bem cremoso, tem apenas de evitar que as últimas porções de leite que adicionar não se evaporam. No fim, acrescente 4 gemas batidas, misture bem e desligue.
Passo 4 – Divida em taças ou coloque numa travessa e deixe arrefecer. Enfeite com canela em pó. Pode comer o arroz doce quente ou frio.

Como vê, não é difícil aprender como fazer arroz doce. Veja mais receitas de arroz doce e elega a sua preferida:

Como fazer arroz doce em vídeo

Se prefere ver como se faz um bom arroz doce, assista ao video apresentado a seguir.


05. Maio 2015 by Maria Alves

Westwing_468x60_class-gr