Como fazer aletria – 4 formas de fazer esta sobremesa

Um dos doces mais típicos em Portugal é a aletria. Geralmente confecionado especialmente para a Páscoa, é no entanto um doce que é feito todo o ano. Baseado numa massa de fios finos, denominada aletria, este doce é muito fácil de fazer, tendo um custo baixo. Trazida pelos mouros para a Península Ibérica, a massa de fios fina tornou-se especialmente popular na confeção de doces em Portugal, sendo também muito utilizado no Brasil. De seguida poderá aprender como fazer aletria passo a passo.

como fazer aletria de ovos

Aletria- sobremesa tradicional portuguesa

Um dos doces mais tradicionas de Portugal!

Aprenda a fazer Aletria

Para saber como fazer aletria não tem de ser um cozinheiro ou um pasteleiro experienciado, já que é uma receita bem simples de aplicar. Em baixo poderá aprender como fazer aletria, passo a passo. Esta receita dá para 6 doses, bastando dobrar as quantidades indicadas para 12 doses.

Para este passo a passo sobre como fazer aletria você vai necessitar dos seguintes ingredientes:

– 150 g de aletria;
– 5 colheres de sopa de açúcar branco;
– um litro de leite (meio gordo);
– 4 gemas de ovo;
– uma colher de sopa de manteiga;
– casca de limão;
– um pau de canela.

[divider]

receita de aletria Portugal

aletria doce

aletria com canelaaletria tradicional

[divider]

Como fazer aletria – passo a passo

  • Passo 1 – Comece por colocar o leite, o pau de canela, o açúcar, a manteiga e a casca de limão numa panela. Leve ao lume até levantar fervura.
  • Passo 2 – Depois de começar a ferver, acrescente a aletria e deixe ferver durante 7 minutos. No final desse tempo, desligue.
  • Passo 3 – De seguida, adicione as gemas de ovo batidas, num fio, mexendo sempre. Não leve mais ao lume.
  • Passo 4 – Por fim, deita-se o doce numa travessa, enfeitando-se com canela em pó. Não se esqueça de retirar a casca de limão. Com a canela em pó pode fazer padrões, ou até mesmo desenhos, deixando este doce com uma aparência bem interessante. Pode comer quente ou frio.

Como vê, este passo a passo de como fazer aletria é muito simples, podendo assim facilmente confecionar um doce muito saboroso em sua casa.

Receita de como fazer aletria em vídeo

Existem várias receitas, desde as mais sólidas às mais cremosas, confira mais receitas de aletria:

 – Aletria milaneza: encontre aqui várias receitas de aletria desde a mais tradicional com ovos, com frutos secos, amendoa, mais cremosa ou frutada…

Aletria com passas e rum: esta receita dá uma aletria bem saborosa, aromatizada com o rum e o adocicado das passas. Para quem gosta de uma aletria bastante cremosa.

Aletria com sultanas: receita de aletria para quem quer usar o robot de cozinha para a cozinhar. Aletria fácil e rápida.


25. Abril 2015 by Maria Alves

Westwing_468x60_class-gr